Pesquisar este blog

31 de agosto de 2013

AFHIC defende rejeição total do projeto de lei de regulamentação da profissão de historiador

A AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul) se posiciona pela REJEIÇÃO TOTAL desse projeto de lei.


Há tentativas de propor emendas ao Projeto de Lei 4699/2012 de regulamentação da profissão de historiador, mas muitas pessoas têm se manifestado pela sua rejeição completa, como vimos na postagem de ontem deste Blog. 

A AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul) é a primeira associação a se posicionar claramente pela REJEIÇÃO TOTAL desse projeto de lei. 


A professora Cibelle Celestino Silva, que representa a AFHIC no Brasil, divulgou a seguinte mensagem:

"Chamada ao debate pela Sociedade Brasileira de História da Ciência, em janeiro deste ano, a Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC, promoveu discussões sobre o Projeto de Lei 4699/2012 entre seus afiliados, por meio de mensagens eletrônicas. Como resultado, nos posicionamos contrariamente à aprovação do Projeto de Lei nos termos do texto atual. Após o final do recesso parlamentar o assunto passou a ser discutido novamente no âmbito da Diretoria da AFHIC.

Temos recebido notícias, através da Câmara dos Deputados, de que a Presidente Dilma vetaria o projeto de lei se ele fosse aprovado em sua forma atual, seja devido à repercussão negativa no Brasil e no Exterior, seja devido às objeções levantadas pelo Ministério da Educação e Ministério do Trabalho.

Em consonância com posições públicas de alguns historiadores e pelas notícias mencionadas acima, vários membros da Diretoria argumentaram em favor da rejeição total ao Projeto de Lei. Sendo assim, a AFHIC defende a rejeição do projeto proposto. 

Na crença de que nossa manifestação venha contribuir para uma solução que atenda a todos os que se dedicam ao exercício da atividade de historiador em nosso país, enviamos nossas cordiais saudações." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário