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5 de agosto de 2013

Manifesto da History of Science Society (HSS) contra o projeto de lei 4699/2012

Mais uma manifestação internacional contra o Projeto de Lei 4699/2012, que regulamenta a profissão do historiador: a maior e mais antiga sociedade do mundo dedicada à história da ciência, a History of Science Society, aponta defeitos da proposta e pede sua correção ou rejeição completa.


"Negar aos historiadores da ciência com educação formal fora da história a mesma condição e oportunidades daqueles que possuem diplomas em história faria a história da ciência retroceder, tanto no Brasil quanto internacionalmente."

Veja, abaixo, a tradução da carta do Comitê Executivo da History of Science Society.


2 de Agosto de 2013

Prezados senhores e senhoras

O Comitê Executivo da Sociedade de História da Ciência (History of Science Society – HSS), a maior e mais antiga sociedade do mundo dedicada à história da ciência e suas relações sociais e culturais, deseja dar uma resposta ao projeto de lei brasileiro 4699/2012 que limita a instrução em história àqueles que possuem um título acadêmico em história. Embora compreendamos a intenção de tal lei – manter os altos padrões da profissão do historiador – acreditamos que ela terá um impacto negativo no ensino da história da ciência.

Muitos dos melhores historiadores da ciência possuem títulos avançados nas ciências, títulos que eles então utilizaram para desenvolver uma educação informal na história da ciência (por exemplo, através de bolsas e auxílios de pós-doutorado). Estes indivíduos produziram alguns de nossos trabalhos mais perspicazes. Realmente, um dos fundadores da história da ciência como disciplina, George Sarton, obteve um título de doutor em matemática antes de se reinventar como historiador da ciência. O treino em pesquisa histórica é vital para tais estudiosos e é essencial desenvolver um sentido do contexto histórico. Mas isso não precisa ser realizado dentro da estrutura de um programa de titulação formal. Realmente, o físico Richard Feynman, durante suas muitas visitas ao Brasil, enfatizou a necessidade de que os educadores brasileiros expandissem sua visão sobre educação e ajudassem os estudantes a aplicar seu conhecimento à vida diária. Tememos que a proposta de lei tenha o efeito não intencional de rebaixar o valor da competência científica na história da ciência. Isso é especialmente importante para o Brasil, dado seu rápido crescimento em história da ciência. No recente congresso internacional de história da ciência, realizado na semana passada em Manchester, Inglaterra, os historiadores do Brasil representaram o terceiro maior contingente de estudiosos, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido. E com o próximo congresso internacional programado para o Rio de Janeiro em 2017, esperamos que os historiadores da ciência de todo o mundo, seja qual for sua titulação, se sentirão bem vindos para compartilhar sua pesquisa no Brasil.

Negar aos historiadores da ciência com educação formal fora da história a mesma condição e oportunidades daqueles que possuem diplomas em história faria a história da ciência retroceder, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Nós lhes pedimos que mudem esse projeto de lei para incluir alternativas válidas e caminhos alternativos valiosos para o ensino da história da ciência, ou que se oponham totalmente a esta legislação.

Atenciosamente,

Comitê Executivo da HSS: Lynn K. Nyhart, Presidente; Angela Creager, Vice-Presidente; Bernard Lightman, Editor; Marsha Richmond, Secretária; Adam Apt, Tesoureira; Robert J Malone, Diretor Executivo


Membros do Comitê Executivo da History of Science Society. Da esquerda para a direita: Bernard Lightman, Lynn Nyhart, Paul Farber, Marsha Richmond, Adam Apt.

Tradução: Roberto de Andrade Martins

Ver o documento original, em inglês:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/4072208/HSS-Support_for_Historians_of_Science_in_Brazil.pdf

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