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10 de outubro de 2013

Professor Michael Matthews se pronuncia contra o Projeto de Lei 4699/2012 de regulamentação da profissão de historiador

O professor Michael Matthews, conhecido líder da área de História e Filosofia da Ciência aplicada à Educação, Presidente da Comissão de Ensino Conjunta (Interdivisional Teaching Comission) das divisões da União Internacional de História e Filosofia da Ciência (International Union for History and Philosophy of Science) da UNESCO, manifestou-se contra o Projeto de Lei 4699/2012.


Em nome da Comissão, o professor Matthews criticou a obrigatoriedade da realização de pós-graduação específica para o desenvolvimento de pesquisas e para o ensino de História da Ciência. 

"A Comissão está espantada e desapontada com essa proposta. Ela fará a pesquisa acadêmica sobre história da ciência recuar no Brasil, e prejudicará a reputação do país no exterior."

Veja o documento completo abaixo.


4 de Outubro de 2013

Prezado membro do Congresso Brasileiro,

Sou Presidente da Comissão de Ensino Conjunta (Interdivisional Teaching Comission) das divisões da União Internacional de História e Filosofia da Ciência (International Union for History and Philosophy of Science) da UNESCO.

A Comissão foi informada a respeito de um projeto de lei que está diante do Congresso Brasileiro e que tornaria ilegal que estudiosos que não tivessem diploma em História da Ciência ensinassem esse assunto em universidades brasileiras. A Comissão está espantada e desapontada com essa proposta. Ela fará a pesquisa acadêmica sobre história da ciência recuar no Brasil, e prejudicará a reputação do país no exterior. 

É louvável que o Congresso se preocupe com a qualidade do ensino e da pesquisa desse campo vital, mas a lei proposta certamente prejudicará e diminuirá a qualidade dessa disciplina no Brasil. Alguns dos mais importantes pesquisadores atuais e do passado e escritores sobre história da ciência vieram de fora do domínio daqueles treinados formalmente nessa disciplina. Poderiam ser mencionados muitos nomes, mas é suficiente indicar os dos professores Gerald Holton (Departamento de Física, Harvard University), Michael Ruse (Departamento de Filosofia, Florida State University), William Brock (Departamento de Química, Manchester University) e Mario Bunge (Departamento de Filosofia, McGill University). Nenhum deles possui treino formal em história da ciência; seu treino formal é em física, química e filosofia. Em conjunto esses quatro estudiosos contribuíram talvez com 30 importantes livros sobre história da física, história da biologia e história da química. Uma consulta do Google Scholar mostrará mais de 1.000 citações de seus trabalhos. São líderes internacionais na disciplina. No entanto, estranhamente, nenhum deles teria a permissão de assumir uma posição de ensino no Brasil se essa proposta se tornasse lei. Isso seria uma grande perda para a pesquisa e para o estudo no Brasil. 

Temos a esperança de que o Congresso Brasileiro terá a sabedoria de rejeitar essa proposta de legislação. Aprovar tal legislação prejudicaria muito a reputação acadêmica do Brasil na comunidade internacional.

Atenciosamente,

Professor Michael R. Matthews

(tradução: Roberto Martins)

Michael R. Matthews

Veja a carta original, em inglês:


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